Sob essa claridade

Dançar até chegar a terra sem males

quinta-feira, março 16, 2006

Meditação - Teoria e Prática II

Eu tinha a visão que Meditar era desligar-se de tudo. Alienar-se.
Eu depois revi meus conceitos. estudei alguns textos mais a fundo e vi que na verdade Meditação pode ser uma ótima prática para ter contato. Embora não seja exatamente uma pratica com muito aterramento. Se bem que existe a nescessidade da posição, que aterra bem (é preciso tocar bem o chão... atterar no sentido literal -- e metaforico).

No templo, a instrução é "meditar permitindo que entre luz pelos seus olhos". Olhos quase fechados, mas ainda em contato com o mundo externo. O objetivo da meditação não é tirar você do mundo externo e dos seus problemas. Meu objetivo com a meditação é olhar para dentro e entender melhor as engrenagens e o que está errado com elas. Em suma, eu quero o fim (ou pelo menos, um pouco mais de controle) do meu sofrimento. Não quero parar de gerar Karma (ok, talvez queira), mas quero pelo menos ter consciencia do Karma que estou gerando. Escolher bem que semente e quando plantar. Enfim, eu quero fechar os olhos e olhar para dentro, mas sem perder a visão do que há fora. Eu preciso, por tanto, que a luz entre. A posição que me aterra me dá o outro contato com o mundo externo além desta luz. Se não era tudo muito fácil, não? Sentar na almofada fofa e esquecer de tudo. Claro, seria calmante. Mas resolveria algo, além disto?

A questão é que meditar não é tão prático quanto terapia. Minha psicologa era facilmente direcionavel. Eu jogava um assunto e começavamos a trabalhar. Claro, ela não poderia ser excessivamente direcionavel, ela mantinha em mente os pontos anteriores, fazia correlações, buscava elos. Minha mente é menos atenta, e menos prática. Quando medito, embora eu esteja procurando um entendimento maior de uma ou outra coisa, a minha mente divaga por zilhões de coisas. É impossivel conter, e eu foi ordenado a não conter, apenas observar. Como eu posso disciplinar minha mente assim? Bem, essa é a questão não? Disciplinar não. Entender. Entendendo, ela vai começar a funcionar melhor. Melhor forma de entender? Observar bem de perto.

Bem, eu estou o mais perto de mim mesmo que eu posso estar sem perder o limite do mundo externo, meu norte. Vamos ver o quanto eu vou entender ao final do processo...